segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Maioria dos pedestres é desrespeitado no trânsito de SP





De acordo com a CET, em agosto de 2012 apenas 23% dos motoristas respeitam a travessia

Apesar das campanhas de proteção, a maioria dos pedestres de São Paulo ainda é desrespeitada no trânsito da capital. De acordo uma pesquisa realizada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em agosto de 2012, apenas 23% dos motoristas respeita a travessia. A contagem abrangeu uma amostra de 1.464 veículos.
Apesar de o dado não ser tão positivo, uma comparação com fevereiro deste ano mostra que o respeito aumentou durante o período. No segundo mês de 2012, o índice de respeito era de apenas 10%.
O levantamento também analisou a porcentagem de pessoas que usam as setas para a conversão de veículos. Em agosto deste ano, foi verificado que 60,5% usam o instrumento que ajuda a avisar o pedestre. O índice não subiu tanto quando comparado a fevereiro em que foi registrado 52,8%.

Leia mais notícias de São Paulo

No ponto de vista do pedestre, a pesquisa mostra que apenas 39% dos pedestres se sente respeitado. Número pouco mais alto que em fevereiro que foi de 30,5%. Segundo o ponto de vista do motorista, 91% se diz respeitando. Já em fevereiro, o número era de 76%.

Mãozinha à paisana
Começa a ser colocada em prática nesta segunda-feira (1º) uma nova tentativa de fazer com que os paulistanos utilizem o "gesto do pedestre" para atravessar a rua. Orientadores de trânsito contratados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) andarão à paisana por grandes cruzamentos da cidade fazendo o sinal para carros e motos. A intenção é estimular quem estiver ao lado dessas pessoas a perder a vergonha e também passar a gesticular antes de pisar na faixa.
Apesar de uma intensa campanha por parte da CET desde o ano passado, até agora pouquíssima gente pode ser vista por aí estendendo o braço, ainda na calçada, com o objetivo de sinalizar aos condutores o desejo de realizar a travessia. Essa indicação, contudo, só vale nos pontos sem semáforos de pedestres.
Há alguns meses, uma propaganda chegou a ser veiculada na TV estrelando a cantora Wanderléa, da Jovem Guarda, incentivando o uso do sinal. Em 2011, o secretário municipal dos Transportes, Marcelo Cardinale Branco, instituiu, com um decreto, esse procedimento. Nada adiantou. Mas a CET está disposta a tentar mudar essa situação. Um grupo de 20 homens e mulheres passará a fazer o "gesto do pedestre" ininterruptamente pelas ruas e avenidas da capital. Oito subcentros (pontos movimentados de bairros) serão os focos da ação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário